*Para que todos possamos partilhar, descobrir e jubilar as descobertas e conquistas surpreendentes que as nossas crianças nos oferecem a cada dia, sempre com um sorriso sincero nos lábios...
RSS

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO






A Fundação de Nossa Senhora da Guia é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, cujas raízes remontam a 31 de Agosto de 1894, data em que foi inaugurado o Hospital.
A construção do Hospital deve-se à iniciativa da primeira comissão administrativa da Capela de Nossa Senhora da Guia nomeada pelo Governo Civil de Leiria. Esta comissão apenas ganha corpo legal pela lei de 11 de Abril de 1876, pela qual é criado um hospital junto da capela de Nossa Senhora da Guia do Avelar.
A inauguração do Hospital de Nossa Senhora da Guia acontece com um ilustre cidadão filho do Avelar - Alfredo Teodoro Simões Manso. Tratou-se de uma obra de grande vulto para a época e de enorme importância social para toda a região, pois era ao hospital do Avelar que acorriam todas as pessoas das zonas vizinhas onde, devido às deficientes condições de higiene e alimentação, ainda grassavam a peste e a tuberculose, especialmente entre as camadas mais desfavorecidas da população.
A partir de meados da década de sessenta e até à actualidade, e graças ao espírito de sacrifício, ao empenhamento, ao trabalho desinteressado de muitos Amigos, a instituição não mais deixou de crescer, e do sector da saúde com que iniciou a sua actividade, estendeu a sua acção à solidariedade social, mantendo actualmente em funcionamento as três valências:

- Hospital
- Centro de Bem Estar Infantil
- Lar de 3ª idade com Centro de Dia e Apoio Domiciliário


O Centro de Bem Estar Infantil é assim parte integrante da Fundação de Nossa Senhora da Guia, situando-se na Rua da Creche, freguesia de Avelar, concelho de Ansião. Este edifício foi projectado especificamente para funcionar com duas respostas sociais: Creche e Jardim de Infância.
Estando localizada numa vila (Avelar), a instituição está inserida num meio híbrido: urbano-rural. O edifício está implantado num terreno com 2736 m2, possuindo 1050m2 de área. Internamente encontra-se estruturado da seguinte forma:

- Creche
- Jardim de Infância
- A.T.L.

5 comentários:

  1. Gostamos muito. Continuem assim! beijocas

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!
    Este Blog é uma óptima ideia e mais um exmplo do vosso excelente trabalho e empenho.
    Beijinhos,
    Rosa Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Vim aqui "espreitar" e gostei muito de ver as fotos das actividades. Como mãe "caloira" na instituição devo dizer que estou positivamente surpreendida. Qual é a mãe que não gosta de deixar a filha toda contente de manhã? Eu gosto! E a minha filha fica sempre bem disposta...só isso diz tudo! Continuação de bom trabalho! Inês Fareleiro

    ResponderEliminar
  4. Vim aqui espreitar e gostei muito daquilo que vi começa com a sala do meu filhote é bom ve-lo a trabalhar claro que a sua naneira. Muito obrigado a todas as funcionárias pelo seu excelente trabalho, já agora gostava que falassem um pouco mais do atl a minha filha ficou triste por falarem pouco desta parte da instituição obrigada

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns os nossos meninos eram os " índios" mais giros do desfile de carnaval continuem o excelente trabalho que tem feito obrigado

    ResponderEliminar