*Para que todos possamos partilhar, descobrir e jubilar as descobertas e conquistas surpreendentes que as nossas crianças nos oferecem a cada dia, sempre com um sorriso sincero nos lábios...
RSS

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

setembro

O dia 1 de setembro marca o arranque de um novo ano escolar e é com muita satisfação que voltamos às rotinas e a múltiplas atividades interessantes e divertidas. Vamos trabalhar com todo o entusiasmo que nos é familiar a fim de conseguirmos atingir e concretizar as atividades planificadas que nos propomos desenvolver. Uns a iniciar o ciclo de estudos, outros a finalizar, mas todos envolvidos no espírito que nos caracteriza, contamos com todos para um ano cheio de sucessos.

A expressão motora é essencial para a saúde, crescimento e desenvolvimento global das capacidades expressivas, lúdicas, físicas, cognitivas e criativas da criança, por isso, retomamos as atividades desta natureza. Semanalmente exploramos e manuseamos materiais diversificados. As sessões motoras na creche e pré escolar são um momento que permite às crianças realizarem aquisições e aprendizagens com gosto e prazer, onde serão capazes de desenvolver capacidades, hábitos, atitudes e valores, através da apropriação de uma cultura motora. No Domínio da expressão motora são trabalhados vários conteúdos que visam o desenvolvimento global da criança. Trabalhamos as noções do «eu» e do «outro», abordando o esquema corporal e explorando as suas capacidades físicas como a força e a destreza.

Também a expressão musical desenvolve variadíssimas competências: no domínio cognitivo, como a capacidade de perceção e diferenciação auditivo-sensorial, de concentração e memória, de encontrar e usar sinais gráficos apropriados para sons e evoluções musicais; na expressão, através da linguagem, daquilo que ouve, bem como a capacidade de reagir física e oralmente a sinais acústicos e/ou impulsos musicais apuram a oralidade e a capacidade de comunicar; o desenvolvimento de um comportamento criativo no domínio das tarefas musicais e o desenvolvimento da fantasia sonora espicaça a imaginação e a criatividade, nesse sentido, e cientes da sua importância, retomamos as sessões semanais de expressão musical. 
 
E agora sim, damos por terminada a época balnear. Chegou oficialmente o Outono! Virão dias mais curtos, frios, sem sol, chuvosos...esta fase de adaptação não será fácil para ninguém! Ficam as memórias e a alma cheia de sol quentinho!
Até ao próximo mês!


Sem comentários:

Enviar um comentário